Ads Below The Title

Governo avalia, em seminário, a ampliação da comercialização de produtos da agricultura familiar

Exibindo Foto 1 SAF - agricultura familiar.jpg

Temas fundamentais para ampliar a comercialização de produtos da agricultura familiar por meio de uma melhor inspeção sanitária e certificação dos alimentos foram discutidos, esta semana, no Seminário de Inspeção Sanitária e Políticas de Comercialização da Agricultura Familiar, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SAF).

O encontro, que terminou nesta sexta-feira (24), em São Luís, reuniu representantes de municípios, órgãos públicos estaduais e federais e de entidades dos movimentos sociais. Foi um espaço de troca de conhecimentos com objetivo de articular ações eficientes de comercialização por meio da geração de produtos de qualidade e com possibilidades de maior acesso aos mercados consumidores.

Segundo o secretário de Estado de Agricultura Familiar, Adelmo Soares, a comercialização na área de agricultura familiar ainda enfrenta muitas dificuldades no Maranhão como a falta de certificação dos alimentos. Dentre as ações, ele destacou o lançamento do Programa de Compras dos Produtos da Agricultura Familiar (Procaf).

O Procaf é uma iniciativa do governo Flávio Dino voltada para o aprimoramento da comercialização da produção dos pequenos produtores.  Visa a compra, pela esfera pública, de 30% da produção da agricultura familiar. 

 Adelmo Soares afirmou que já estão sendo colocadas em práticas, este ano, alternativas mais eficientes de comercialização dos produtos da agricultura familiar. Somente no primeiro trimestre deste ano, o Maranhão atingiu 50% do que foi comercializado pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) no ano passado. “A perspectiva é que chegue a um volume em torno de R$ 6 milhões, este ano, e ampliação para R$ 18 milhões em compras governamentais no próximo ano”.

O secretário explica que os eixos de desenvolvimento do Maranhão passam pela agricultura familiar e que é importante levar conhecimento ao campo para que agricultores produzam mais e comercializem com facilidade. “Apenas 104 municípios do estado aderiram ao PAA e a nossa missão, por determinação do governador Flávio Dino é levar o PAA a todos os cantos do Maranhão”.

Seminário

Para o superintendente de Comercialização da SAF, Sayd Zaidan, o Governo organizou um seminário inédito que congrega um conjunto de parceiros. “Um marco para estabelecer o sistema de inspeção municipal e estadual, que vai favorecer os agricultores, abrindo acesso a mercados e, com isso, estimulando a produção de alimentos”.  

No seminário foram realizadas mesas de discussão e minicursos de capacitação envolvendo temas como PAA, elaboração de projetos para agroindústria familiar, participação do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Banco do Nordeste (BNB) em atividades como capacitação de equipes técnicas e projetos agroindustriais.

Entre os temas estudados nos minicursos, procedimentos de registro de bebidas, polpas e sucos; e ações para requerer alvará sanitário das agroindústrias de produtos de origem vegetal.



Governo avalia, em seminário, a ampliação da comercialização de produtos da agricultura familiar Governo avalia, em seminário, a ampliação da comercialização de produtos da agricultura familiar Reviewed by Robson Reille on sábado, julho 25, 2015 Rating: 5

Nenhum comentário

Ads Inter Below The Post
Image Link [https://4.bp.blogspot.com/-eXoi2xK7YVE/XAXMCtK2SqI/AAAAAAAA34g/L6q5Ku4-FqIuR4qk3wrv5o8TPtjnrS_5ACLcBGAs/s1600/Logo%2BContato.png] Author Name [Robson Reille] ... Facebook Username [#] Twitter Username [#] Instagram Username [#]