Drop Down MenusCSS Drop Down MenuPure CSS Dropdown Menu

Governo organiza Fórum de Assistência Técnica e fortalece a agricultura familiar



O Fórum Estadual de Assistência Técnica Rural do Maranhão (Fórum de Ater) já tem diretoria instituída para atuar no cumprimento das diretrizes definidas pelo Governo do Estado para o desenvolvimento da agricultura familiar. A diretoria e coordenadoria executiva foram eleitas na quinta-feira (10), em São Luís.  

Segundo o secretário de Estado de Agricultura Familiar, Adelmo Soares, o conhecimento é a chave para que haja o desenvolvimento da agricultura familiar do Maranhão. Por isso, o Governo do Estado dá atenção especial ao fortalecimento da assistência técnica, visando a melhoria da produção, a geração de renda e melhores condições de vida aos agricultores do estado.

O Fórum fortalece as discussões das demandas da área de assistência técnica e canaliza informações para que as empresas cumpram a política de Ater.  Tem representatividade da sociedade, por meio das organizações sociais, e das instituições governamentais que prestam serviço de assistência técnica no estado.

De acordo com o coordenador do Departamento de Assistência Técnica da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SAF), Estevão Amaral, é a primeira vez que o Fórum está sendo instituído de forma organizada e oficial.

“Foi encaminhado ao governador Flávio Dino a lei que institui a Política Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural para a Agricultura Familiar e Reforma Agrária no Estado do Maranhão e aguardamos a aprovação na Assembleia Legislativa. É a Lei de Ater Estadual, que vai nortear as ações das empresas públicas e das empresas não governamentais nos serviços de assistência”, ressaltou Estevão Amaral.

A Secretaria de Estado de Agricultura (SAF) foi eleita titular do Fórum representando o poder público e, como suplente, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Representando as entidades foram eleitas Cooperativas de Serviços, Pesquisas e Assistência Técnica (Coospat) e suplente a Cooperativa de Serviços Técnicos (Coosert). A Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Maranhão (Fetaema) representa os beneficiários e tem como suplente a Associação de Mulheres Produtoras Rurais.




Nenhum comentário:

Postar um comentário