Governos estadual e federal participam de congresso voltado para a Agricultura Familiar

Exibindo Foto 2 - Governos estadual e federal participam de congresso voltado para a Agricultura Familiar.JPG

O vice-governador Carlos Brandão participou, na última quarta-feira (26), do 2º Congresso Estadual dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Estado do Maranhão, representando o Governo do Maranhão. O evento, que contou com a presença do ministro de Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, é uma promoção da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Maranhão (Fetraf).

O ministro veio ao Maranhão para apresentar oficialmente, nesta quinta-feira (27), na cidade de São Bento, as ações do Plano Safra de Agricultura Familiar 2015/2016 destinadas ao estado. Ele aproveitou a sua estadia em São Luís para discutir, ainda, questões relativas ao cooperativismo, à economia solidária, ao desenvolvimento dos territórios regionais e, também, de lutas democráticas pela reforma agrária.

Patrus tem defendido em suas últimas passagens por estados como Ceará e Minas Gerais, além do Maranhão, que eventos como esse se tratam de “encontros de políticas públicas para promover o desenvolvimento local e regional, a partir das vocações e das potencialidades das diferentes regiões do Brasil”, inclusive enquanto foco das ações do governo federal.

Carlos Brandão destacou o comprometimento do atual governo em valorizar as mulheres e os homens do campo ao criar a Secretaria de Estado de Agricultura Familiar. “Possuímos, hoje, um órgão para tratar das políticas que defendem abertamente a ideia de que para desenvolvermos o Maranhão, é preciso redistribuir renda e combater a pobreza no meio rural, aliando a essa prática uma nova visão de reforma agrária”.

O vice-governador, também, elencou as principais ações e programas lançados por Flávio Dino e sua equipe, voltadas para melhoria da qualidade de vida no interior do estado, a exemplo dos programas “Mais Sementes”, “Mais Produção”, de compra da Agricultura Familiar (Procaf) e as Feiras de Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Maranhão (Agritec) a serem realizadas nas Regiões Tocantina, dos Cocais, da Baixada e Vale do Mearim.

Também compuseram a mesa de diálogo com os trabalhadores rurais maranhenses o coordenador geral da Fetraf-Brasil, Marcos Rochinski; a presidenta da Fetraf-Maranhão, Maria da Graça Amorim; o delegado federal do MDA no Maranhão, Vicente Carlos de Mesquita Neto; o superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Dayvson Franklin de Souza; o secretário de Agricultura Familiar do MDA, Onaur Ruano e os deputados estaduais Francisca Primo e José Inácio.

Exibindo Foto 1 - Governos estadual e federal participam de congresso voltado para a Agricultura Familiar.JPG




Últimas