Ações de cidadania discutidas na Conferência das Meninas

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (Semu), está levado aos municípios do estado a discussão sobre as políticas públicas das mulheres. Desde agosto, a secretária de Estado da Mulher, Laurinda Pinto, e equipes de técnicas da secretaria, levam essa discussão aos municípios.

As conferências municipais são instâncias de discussão das políticas públicas para as mulheres que envolvem sociedade civil e órgãos públicos. A culminância acontecerá durante a IV Conferência Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres, que vai acontecer em São Luís, de 10 a 13 de novembro.

Este ano, em uma iniciativa inédita no Brasil, a Semu atendeu a uma demanda de jovens e meninas, entre 15 e 20 anos, que não são contempladas por pautas definidas para as crianças ou para as mulheres.

A Conferência Estadual das Meninas vai acontecer no dia 10 de novembro, um dia antes da abertura da Conferência Estadual da Mulher. “Será um espaço de discussão assim como nas Conferências para as Mulheres, com uma metodologia e linguagem específica para esse público”, disse Laurinda Pinto.

Algumas cidades no estado organizaram Conferência das Meninas, a exemplo de São João do Sóter, que contou com a presença da secretária Laurinda.

"A mulher está fazendo história e, através das Políticas do Governo Federal e Estadual e o apoio da Prefeitura Municipal, a voz delas será ouvida", disse a prefeita de São João do Sóter, Luzia Rocha.

As conferências municipais promovem a participação da sociedade, em especial das mulheres, na formulação e no controle das políticas para as mulheres; fortalece a relação entre o governo e a sociedade civil para maior efetividade na execução e controle da Política Estadual para as Mulheres e os planos municipais e o Estadual de Políticas para as Mulheres. As conferências também estimulam a atuação de municípios e estado em torno de planos e metas comuns para as políticas para as mulheres, entre outras iniciativas.

A IV Conferência Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres vai acontecer em São Luís no período de 11 a 13 de novembro. O evento deve contar com a presença da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci.

Eixos temáticos da conferência:

I - “Contribuição dos conselhos dos direitos da mulher e dos movimentos feministas e de mulheres para a efetivação da igualdade de direitos e oportunidades para as mulheres em sua diversidade e especificidades: avanços e desafios”;

II - “Estruturas institucionais e políticas públicas desenvolvidas para as mulheres no âmbito municipal, estadual e federal: avanços e desafios”;

III - “Sistema político com participação das mulheres e igualdade: recomendações”;

IV - “Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres: subsídios e recomendações”.





Últimas