Assim caminha a gestão de Eudina Costa em Bernardo do Mearim, um fiasco


Os dejetos seguem dos quintais das casas passando pela frente das residências, para um esgoto a céu aberto. O mau cheiro toma conta da rua Acrísio Rodrigues, localizada na Rua do Campo, Bernardo do Mearim. Moradores do local reclamam do abandono por parte dos gestora Eudina Costa e cobram uma solução para o problema, que ameaça a saúde pública.

Uma dona de casa, 65, moradora da rua, disse que não suporta mais o mal cheiro "Tem tempo que isso fede que eu falto é não aguentar, dai eu mesma raspo com uma inchada pra ver se a água que acumula e assim feder menos, mas não tem jeito, acaba acumulando de novo e o cheiro fica insuportável "  "É constrangedor ter que conviver com o odor que agente sabe que até fezes tem".

Tenho vergonha de trazer alguém na minha casa porque o esgoto passa na porta. Ninguém faz nada disse a moradora.

Ela acrescentou que a neta de apenas 7 anos de idade já teve febre e diarreia e que segundo o médico que a examinou disse pode ser causadas por germes devido à exposição as "fezes" no esgoto.

Enquanto nada acontece, cresce a indignação dos moradores. Na casa da Maria (Nome Fictício), 35 o esgoto passa no quintal e ao lado do quarto das crianças. "Tenho 2 filhos e me preocupo muito com a saúde deles. A minha filha de apenas quatro anos é a que mais sofre, a saúde dela é frágil e todos os meses ela tem alguma reação alérgica ou um germe diferente", afirma.

"Eu não tenho dinheiro para comprar as medicações e cuidar da saúde deles. minha atenção é dobrada. É uma situação de abandono total da prefeitura. Só porque colocaram o asfalto, não quer dizer que temos que ser abandonados. Sinto muito em ver meus filhos todos expostos a essa sujeira", lamenta a dona de casa.



Para os Profissionais de Saúde, é preciso evitar ao máximo o contato com os esgotos a céu aberto, uma vez que isso põe em risco a saúde pública.

Mas, essa parece ser uma recomendação um tanto quase que impossível para uma comunidade pobre e carente. As crianças quase sempre jogam bola descalças na quadra ao lado do esgoto, é frequente as vezes que a bola cai lá dentro, a criança que vai pegar a bola, estar geralmente descalça. E quem nunca viu essa cena que me atire a primeira pedra. 

As Mães e Pais não podem jamais aceitar esse descaso da prefeitura como algo normal. Isso é abandono e descaso dos gestores que pra se eleger não tira a palavra de saneamento Básico da Boca.







Últimas