Edição especial do ‘Mais Cultura e Turismo’ chega a Mirinzal e se estenderá a outros 21 municípios maranhenses



Destinado a levar a celebração da cultura maranhense para todas as regiões do Estado, o projeto ‘Mais Cultura e Turismo’ foi aberto nesta quinta-feira (1º), na Praça de Eventos de Mirinzal, em solenidade que teve a presença do vice-governador Carlos Brandão, representando o governador Flávio Dino, e dos secretários Felipe Camarão (Cultura) e Delma Andrade (Turismo), além do líder do governo na Assembleia Legislativa, Rogério Cafeteira.

O vice-governador Carlos Brandão ressaltou a importância do projeto como uma ação destinada a promover de forma mais ampla a diversidade da cultura maranhense. Brandão destacou que existem, ainda, muitos desafios a serem enfrentados pelo Estado, na busca pela garantia do respeito à nossa cultura e da valorização dos atrativos turísticos do Maranhão.

“Estamos reunidos, nesta praça, porque o governo Flávio Dino considera essencial desenvolver a cultura e incentivar o turismo por meio das políticas públicas que hoje compartilhamos com todos vocês, levando em consideração os traços identitários e regionais do Maranhão”, destacou Brandão.

O secretario de Estado da Cultura, Felipe Camarão, lembrou o compromisso do govenador Flávio Dino com a democratização das ações culturais promovidas pelo
Governo do Estado, o que implica na realização deste projeto voltado para atender as peculiaridades regionais de cada região.

“A interiorização do ‘Mais Cultura e Turismo’ foi uma determinação expressa do governador Flávio Dino para democratizar o acesso à cultura no nosso estado. Estamos começando hoje em Mirinzal uma série de 22 eventos que vão contemplar todas as regiões do Maranhão”, frisou Camarão.

A edição de Mirinzal é a primeira de uma série de 22 edições do projeto que serão realizadas nos próximos meses em todas as regiões do estado: Território Oeste – Carutapera e Santa Inês; Território Norte – Mirinzal, Pinheiro, Viana e Chapadinha; Território Leste – Barreirinhas, Tutóia, Itapecuru Mirim e Rosário; Território Sul – Imperatriz, Carolina e Balsas; Território Centro I – Barra do Corda, Presidente Dutra e Grajaú; Território Centro II – Bacabal, Pedreiras, Codó, Caxias, Timon e São João dos Patos.

A Secretaria de Estado do Turismo, Delma Andrade, destacou a importância do trabalho, do diálogo e da parceria realizada entre as instituições envolvidas no projeto e, ainda, a receptividade deste tipo de iniciativa por parte da população maranhense.

“A chegada do ‘Mais Cultura e Turismo’ em todo o Estado, por meio desses 22 eventos, mostra o compromisso do Governo do Maranhão em fortalecer a cultura e fomentar o turismo, que é uma importante ferramenta para o desenvolvimento e a distribuição de renda. Além disso, a união dos dois setores certamente eleva a autoestima da população e incentiva a movimentação de pessoas pelas regiões”, disse a secretária de Turismo do Maranhão, Delma Andrade.

O município de Mirinzal receberá uma edição do projeto ‘Mais Cultura e Turismo’, que se estenderá até a sexta-feira (2) com uma série de atividades voltadas para os processos de institucionalização da cultura, geração de conhecimentos, difusão cultural, fomento e sustentabilidade.
Também estavam presentes no evento o suplente de senador Pinto da Itamaraty, o prefeito de Mirinzal, Amaury Santos Almeida, a prefeita de Cedral, Maria Donária Moura Rodrigues, entre outras lideranças políticas da região da Baixada Maranhense.

As diversas atividades do projeto consideram também ações continuadas de caráter estruturante, tendo em vista a perspectiva da obtenção de resultados qualitativos com as ações planejadas.  A exemplo da implantação de equipamentos públicos, bibliotecas, formação de agentes culturais, cartografia social, residências artísticas, cadastramento de grupos, comunidades, artistas e práticas culturais no Sistema Estadual de Informação e Indicadores Culturais SEIIC e o apoio aos municípios na elaboração de seus planos municipais de cultura.

Exposição coletiva

Todas as edições do ‘Mais Cultura e Turismo’ receberão uma exposição coletiva intitulada “Maranhão de Identidades e Tradições”. A exposição será composta por um acervo já pertencente à Secretaria de Estado da Cultura selecionado nas Casas de Culturas e museus, e também coletados nas comunidades. A exposição foi organizada com o objetivo de aproximar a população deste tipo de atividade e de reforçar a valorização das tradições culturais maranhenses. O acervo apresentado na exposição inclui mais de 200 peças que permitem um passeio lúdico pelo universo da cultura popular do estado.

Feira agrícola, artesanal e gastronômica

Durante a cerimônia de abertura do projeto ‘Mais Cultura e Turismo’ em Mirinzal, o vice-governador Carlos Brandão e demais autoridades presentes ao evento visitaram as 26 barracas integrantes da feira agrícola, artesanal e gastronômica, que apresentavam alimentos típicos da cultura local, produtos da agricultura familiar, além de artesanatos da região.

Conheça os municípios Polo do ‘Mais Cultura e Turismo’

 - Território I (Carutapera e Santa Inês);
- Território II (Mirinzal, Pinheiro, Viana e Chapadinha );
- Território III (Barreirinhas, Tutóia, Itapecuru Mirim e Rosário);
- Território IV (Imperatriz, Carolina e Balsas);
- Território V (Barra do Corda, Presidente Dutra e Grajaú);
- Território VII (Bacabal, Pedreiras, Codó, Caxias, Timon e São João dos Patos).







Últimas