Nova política do Maranhão é destaque na imprensa internacional

Um dos maiores jornais do Canadá, “The Globe and Mail”, publicou uma extensa reportagem sobre o fim de uma era no Maranhão e início de um novo momento político. A correspondente Stephanie Nolen conheceu de perto a realidade do estado que por décadas seguiu dominado pelo mesmo grupo político.
Com o título “O que há por detrás de um nome famoso? A resposta está em uma longínqua cidade brasileira”, a matéria relata resquícios do patrimonialismo político e o momento de mudança social no Maranhão.
jornalcanadense
A jornalista escreveu sobre a dura realidade que maltratou o estado do Maranhão pelos 50 anos em que o Estado foi governado pelo grupo Sarney. Os resultados são dificuldades sociais para a maior parte da população e, ao mesmo tempo, homenagens personalistas ao político e à sua família.
Em visita ao município que leva o nome do ex-presidente José Sarney (na Baixada Maranhense), Nolen relata que conversou com populares e se deparou com uma cidade sem sistema de esgoto, sem indústrias e que possui apenas poucas ruas pavimentadas. Em conversas com os moradores da cidade ela ouviu que muitos problemas enfrentados pelo município vão de encontro ao seu nome, já que a cidade homenageia o ex-presidente.
Os elevados índices de pobreza, a falta de cuidados básicos com a população, as escolas de taipa, a falta de água e tratamento de esgoto foram relatados pela jornalista como resultado de um longo reinado da mesma família. “O Sr. Sarney é alvo de inúmeros processos por malversação dos recursos públicos, propinas, venda ilegal de terras públicas, desvio de fundos públicos, e outros crimes”, descreveu a repórter, ao citar que a filha, Roseana Sarney, é alvo de investigações na Operação Lava Jato, um dos maiores escândalos de corrupção nacional,” retrata a reportagem.
A jornalista cita que o longo reinado da família Sarney no Maranhão foi interrompido no final do ano passado, com a eleição do político de oposição, Flávio Dino, atual governador do Maranhão. Em entrevista, o governador do PcdoB citou que a justiça social e combate à extrema pobreza norteiam as ações do Governo. A redução de gastos na sede do Governo, tem permitido que sejam implantados programas para combater as desigualdades sociais no Maranhão.

Últimas