Governo lança plataforma de cursos online gratuitos


O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), realiza nesta quinta-feira (05), o lançamento da Plataforma Negro Cosme, que oferta Cursos Online Abertos e Massivos, no inglês Massive Open Online Course (MOOC), para toda a população. Durante a cerimônia, que acontecerá às nove da manhã na sala de reuniões do órgão, o secretário Bira do Pindaré apresentará a plataforma.

Criada por meio do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), a Plataforma Negro Cosme vai ofertar, inicialmente, cinco cursos. São Introdução à Pesquisa para o Ensino Médio; Leitura e Interpretação de Textos; Inglês Básico; Informática e Novas Tecnologias; e Matemática e Suas Tecnologias. A carga horária de cada um deles é de 60 horas e o acesso pode ser feito a qualquer momento, de qualquer computador.

Para o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Bira do Pindaré, a Educação à Distância é uma ferramenta importante para a difusão do conhecimento e formação das pessoas e a plataforma cumpre com um papel fundamental nesse processo. “A oportunidade é para qualquer pessoa que tem interesse em se aperfeiçoar. Demos a ela o nome de um símbolo da resistência, que é o Negro Cosme, liderança da Balaiada”, reforça, ao lembrar que uma das maiores armas do homenageado Cosme Bento das Chagas era saber ler e escrever e lutar para que esse direito fosse difundido.

O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) conta com videoaulas, quizzes, fóruns discursivos, slides e materiais de apoio para download. Quem fizer os MOOCs, que são gratuitos, terá acesso a um certificado de conclusão.

SERVIÇO:

O QUÊ: Governador lança Pataforma Negro Cosme, que oferta cursos MOOC

QUANDO: Nesta quinta-feira (05), às 9h

ONDE: Sala de reuniões da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) – Avenida dos Holandeses, Quadra 24, Lote 14, Ponta da Areia, São Luís – Maranhão.