Ads Below The Title

Ministério da Defesa atuará nos municípios maranhenses com menor IDH



O Maranhão será o primeiro estado brasileiro a receber uma edição regional do projeto Rondon, ação coordenada pelo Ministério da Defesa, que tem como objetivo promover a integração social com a participação voluntária de estudantes universitários.

A edição especial, que recebeu o nome de “Operação Bacuri”, é coordenada pelo Ministério da Defesa em parceira com o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv). As ações e projetos envolvem as áreas da Saúde, Cultura, Educação, Meio Ambiente, Trabalho e Cidadania.

“O projeto fortalece a formação acadêmica dos jovens, já que eles atuarão diretamente nos campos de suas pesquisas e por outro lado são ações que contribuem com o desenvolvimento de municípios maranhenses”, disse o governador Flávio Dino.

O projeto Rondon inicia suas atividades no Maranhão em janeiro de 2016, nos municípios de Conceição do Lago Açu, Governador Newton Bello, Satubinha, Serrano do Maranhão e em Bacuri.

Acordos de cooperação

Como parte do cronograma de ações preparatórias para a edição Regional do projeto Rondon, foi assinado, na manhã desta sexta-feira (6) acordo de cooperação entre o Ministério da Defesa, prefeituras dos municípios que receberão as ações e representantes das Instituições de Ensino Superior, que participarão da “Operação Bacuri”.

O general Walmir Schneider, diretor do Departamento de Ensino do Ministério da Defesa, ressaltou que o Maranhão terá a primeira edição regional do projeto Rondon no país. Ele destacou a contribuição dos jovens nas comunidades em áreas como Saúde, Educação e Cidadania.

A secretária de Juventude, Tatiana Pereira, ressaltou que o projeto Rondon é a grande contribuição da juventude maranhense no processo da melhoria dos indicadores sociais do estado. “As ações da Operação Bacuri farão com que os jovens maranhenses conheçam a realidade do nosso estado, e, a partir disso, poderão ser agentes de transformação social”, finalizou Tatiana.

Participaram do evento os secretários estaduais Francisco Gonçalves (Direitos Humanos e Participação Popular), Bira do Pindaré (Ciência, Tecnologia e Inovação); representantes do Ministério da Defesa; o presidente da Fapema, Alex Oliveira; reitores e diretores da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Ceuma, Faculdade Estácio, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFMA), Faculdade Vale do Itapecuru e Pitágoras e prefeitos dos municípios de Conceição do Lago Açu, Serrano e Bacuri.

Municípios e IES que atuarão na Operação Bacuri

Município
IES
BacuriPitágoras do Maranhão
Ufma Cidade Universitária Dom Delgado Bacanga
Conceição do Lago AçuFaculdade Estácio de São Luís – Estácio São Luís
Universidade Estadual do Maranhão - Uema
Governador Newton BelloUfma Cidade Universitária Dom Delgado Bacanga
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
do Maranhão – Campus Caxias
SatubinhaUfma Cidade Universitária Dom Delgado Bacanga
Universidade Ceuma - Campus de Imperatriz
Serrano do MaranhãoFaculdade do Vale do Itapecuru – FAI
Ufma Cidade Universitária Dom Delgado Bacanga






Ministério da Defesa atuará nos municípios maranhenses com menor IDH Ministério da Defesa atuará nos municípios maranhenses com menor IDH Reviewed by Robson Reille on sexta-feira, novembro 06, 2015 Rating: 5

Nenhum comentário

Ads Inter Below The Post
Image Link [https://4.bp.blogspot.com/-eXoi2xK7YVE/XAXMCtK2SqI/AAAAAAAA34g/L6q5Ku4-FqIuR4qk3wrv5o8TPtjnrS_5ACLcBGAs/s1600/Logo%2BContato.png] Author Name [Robson Reille] ... Facebook Username [#] Twitter Username [#] Instagram Username [#]