Ads Below The Title

Governo visita famílias de agricultores que receberão primeira parcela do fomento do Plano ‘Mais IDH’



Com o Plano ‘Mais IDH’, o Governo do Maranhão aproxima agentes de assistência e extensão rural das famílias de agricultores, dando apoio ao trabalhador e garantindo que o Índice de Desenvolvimento Humano no estado seja alavancado, especialmente nos 30 municípios mais carentes.

Dentro dessas ações, assessores e agrônomos da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF) iniciaram visita às famílias de agricultores que receberão a primeira parcela do fomento para implantação dos Sistemas Integrados de Tecnologia Social (Sistecs). Já foram visitados os municípios de Arame e Santa Filomena. O benefício contemplará 1,2 mil famílias.

“As famílias maranhenses estavam cansadas de tanta morosidade e ausência de um governo que olhasse para elas. O Plano ‘Mais IDH’, do governo Flávio Dino, é diferente desde sua essência, colocando pessoas para lidar com pessoas, técnicos de extensão e mães e pais de família andando lado a lado. O sucesso depende dessa união”, explicou a coordenadora de Departamento de Educação no Campo da SAF, Ana Cleide.

Em Arame, onde há 35 famílias cadastradas, entre as histórias que foram conhecidas estão a de Maria Zélia, 42 anos, que tem oito filhos; e de Maria dos Santos, de 43 anos, que possui dez filhos. As duas serão beneficiadas com o recebimento da primeira parcela para implantação dos Sistemas Integrados de Tecnologia Social. No caso delas, serão construídos tanques de peixes, minhocário, horta e galinheiro.

Maria Zélia conta que ao longo dos anos a vida foi muito sofrida com a falta de apoio do poder público. “A vida é dura aqui. Tenho 42 anos, mas as pessoas acham que tenho bem mais. Meu marido trabalha de roça em outro estado e eu lavo roupa para ganhar arroz. São muitas crianças, dói um filho pedir um calçado, uma roupa, eles falam ‘faz dois anos que vou pra escola só com essa calça, mãe’, mas não tenho como comprar. Mas agora tenho fé que será diferente”, afirmou.

Os Sistecs, que fazem parte do ‘Mais IDH’, se adequam às necessidades e possibilidades de cada família. Francisca Ferreira, de 27 anos, tem cinco filhos em uma casa com um quintal pequeno, mas o tamanho da propriedade não é empecilho. “Tenho bastante fé que vai dar certo, confio no trabalho dos meninos. Vou ter um galinheiro. Já tenho alguns pintinhos, mas agora vou ter um galinheiro completo”, disse.

Em Santa Filonema, município com o maior número de famílias cadastradas até agora no Plano ‘Mais IDH’, 74 agricultores rurais receberão ainda neste mês de dezembro o fomento para construir, com orientação dos técnicos, os Sistecs. É o caso do jovem casal Estoniza e Cleiton de Sousa, de 19 e 20 anos, respectivamente.

Com pouco mais de um ano e meio de casados já estão cadastrados no ‘Mais IDH’ e mesmo com um quintal pequeno farão uma horta e um galinheiro. “Achei que não dava, desconfiei quando o técnico falou o que iríamos fazer, mas depois que me explicou percebi que vai dar certo”, disse Estoniza, que mora no povoado Cajazeiras.

Também morador do Cajazeiras, em Santa Filomena, Veneraci Batista, pai de 13 filhos resume o sentimento que muitos maranhenses têm. “Já fizemos muitos cadastros. Muita gente apareceu aqui em casa e nosso nome está em muitos lugares. Sempre pensei que um dia daria certo alguma coisa e agora tenho certeza que vai dar”, declarou.
Assistência

O trabalho das equipes da SAF na visita às famílias é de fornecer todas as informações necessárias e esclarecer dúvidas sobre como ocorrerá a implantação dos Sistecs. Os técnicos orientam sobre onde comprar, o que comprar e como usar os materiais na confecção dos Sistemas Integrados de Tecnologia Social.
Para realizar esse trabalho, os 90 técnicos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) receberam em outubro treinamento teórico e prático para atender às famílias. Como parte do treinamento, foram instalados seis Sistecs pilotos nos municípios de São João do Sóter, Satubinha, São Roberto, Santana do Maranhão, Newton Belo e Jenipapo dos Vieiras.

Cada um dos municípios contemplados com o Plano ‘Mais IDH’ dispõe de três técnicos. Eles possuem formação em agronomia, zootecnia, veterinária e técnico agrícola, que hoje moram nas cidades em que prestam assistência.
“O ‘Mais IDH’ veio para mudar a realidade do povo maranhense. Acreditamos muito na força da transformação, e tenho certeza que o governador Flávio Dino vai oferecer ao povo do Maranhão uma melhor qualidade de vida e o desenvolvimento tão sonhado por eles”, enfatizou o secretário de Estado de Agricultura Familiar, Adelmo Soares.
Bolsa Família

Uma dúvida comum para quase todas as famílias é o medo de que o novo programa cancele o Bolsa Família, do Governo Federal. “Explicamos que um programa não anula o outro e que os beneficiários poderão continuar recebendo o Bolsa Família normalmente. 

Famílias inteiras se sustentam apenas com ele e a mudança que o ‘Mais IDH’ leva não subtrai, mas soma em benefícios”, explicou a agrônoma e coordenadora do trabalho de Assistência Técnica Rural no Sertão do Maranhão, Ana Cleide.
Sistema SAF e ‘Mais IDH’

O ‘Mais IDH’ permeia várias secretarias e ações do Governo do Estado com impacto direto sobre o Sistema SAF. O Sistema tem as atribuições de assegurar assistência técnica e extensão rural, garantir a segurança alimentar e nutricional das famílias atendidas, promover a inserção dos agricultores no mercado – através dos programas de Aquisição de Alimentos (PAA) e Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) – além de coordenar e gestar a concessão de fomento para implantação dos Sistecs.





Governo visita famílias de agricultores que receberão primeira parcela do fomento do Plano ‘Mais IDH’ Governo visita famílias de agricultores que receberão primeira parcela do fomento do Plano ‘Mais IDH’ Reviewed by Robson Reille on sábado, dezembro 05, 2015 Rating: 5

Nenhum comentário

Ads Inter Below The Post
Image Link [https://4.bp.blogspot.com/-eXoi2xK7YVE/XAXMCtK2SqI/AAAAAAAA34g/L6q5Ku4-FqIuR4qk3wrv5o8TPtjnrS_5ACLcBGAs/s1600/Logo%2BContato.png] Author Name [Robson Reille] ... Facebook Username [#] Twitter Username [#] Instagram Username [#]