Natal tem decoração reciclável na UPA de São João dos Patos



Para estimular o respeito ao meio ambiente, a criatividade e o espírito de trabalho em equipe dos servidores, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de São João dos Patos lançou a campanha ‘Decoração Reciclável’.

Por meio da campanha estão sendo desenvolvidas ações sustentáveis entre os funcionários da unidade. Durante três semanas, os copos descartáveis utilizados foram recolhidos separadamente do lixo comum para a confecção de artigos como bonecos.

Segundo a diretora da unidade, Bianca Lima, a ação surgiu da ideia de economizar na decoração de Natal deste ano e incentivar a ampla participação de todos na organização da festam inclusive dos pacientes.

“Pensamos em uma forma de aliar a economia com o respeito ao meio ambiente. Observamos que o uso dos copos na unidade é grande, por isso, resolvemos começar a separá-los. Todos ajudaram na seleção, não colocando outras coisas no cesto destinado aos copos, que depois foram lavados para confeccionarmos os bonecos de neve”, conta a diretora.

Além de servirem de enfeites e tornarem o ambiente hospitalar mais acolhedor nesta época do ano, os bonecos servem para despertar no público que frequenta a UPA a consciência ecológica para utilizar os materiais recicláveis e, com isto, minimizar os impactos ambientais causados pela produção e descarte incorreto.

A assistente social da unidade, Caymmi Bispo possui habilidade com artesanato e foi quem direcionou o projeto. “Realizamos essa ação também como forma de chamar a atenção para a quantidade de copos que utilizamos todos os dias. Com isso, esperamos incentivar a reciclagem em nosso município, além das outras UPAs e toda a rede hospitalar de saúde do Estado, já que a ideia foi reconhecida e destacada pelo secretário de Estado da Saúde, Marcos Pacheco, como inovadora e sustentável”, considera a assistente social, orgulhosa do trabalho realizado.


Últimas