Ads Below The Title

Mais de seis mil mamografias foram feitas pela Carreta da Mulher






Fonte: Semu Texto: Glauce Telles

As ações de itinerância em busca da saúde da mulher são intensificadas no mês de outubro para atender às prerrogativas do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres e do Plano Estadual de Políticas para as Mulheres. A Secretaria de Estado da Mulher (Semu) conta com a Carreta da Mulher Maranhense, que realiza exames preventivos do câncer de colo de útero, e em parceria com Secretaria de Estado da Saúde que possui a carreta mamógrafo móvel. Estas carretas percorrem os municípios do Maranhão levando informação e atendimento ginecológico, fortalecendo as ações que objetivam a garantia dos Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos bem como, a Saúde Integral das Mulheres Maranhenses.

Só em 2015 foram feitas 2.140 mamografias e até agosto deste ano 2016 já somam 6.663, totalizando 8.803 exames em um ano e meio. As idosas, por exemplo, somam 2.650 mamografias no ano de 2015, sendo muitas destas a primeira vez que realizaram exames de prevenção do câncer de útero e de mama.

A Campanha se intensifica no mês de outubro, mas o cuidado com a saúde deve durar o ano todo.

Sobre a história do Outubro Rosa

Outubro foi eleito o mês Rosa na década de 1990 com o objetivo de promover a conscientização e alertar as mulheres sobre prevenção, cuidados e diagnóstico precoce do câncer de mama. De acordo com a literatura, 25% das mortes seriam evitáveis com a identificação precoce do tumor e atenção à paciente.

No Brasil, depois do câncer de pele, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres. O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim, as chances de tratamento e cura. Todas as mulheres, independentemente da idade, podem conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. A maior parte dos cânceres de mama é descoberto pelas próprias mulheres.

Além de estar atenta ao próprio corpo, também é recomendado que mulheres de 50 a 69 anos façam uma mamografia de rastreamento (quando não há sinais nem sintomas) a cada dois anos. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer de mama precocemente aumentando as chances de cura.







Mais de seis mil mamografias foram feitas pela Carreta da Mulher Mais de seis mil mamografias foram feitas pela Carreta da Mulher Reviewed by Robson Reille on domingo, outubro 09, 2016 Rating: 5

Nenhum comentário

Ads Inter Below The Post
Image Link [https://4.bp.blogspot.com/-eXoi2xK7YVE/XAXMCtK2SqI/AAAAAAAA34g/L6q5Ku4-FqIuR4qk3wrv5o8TPtjnrS_5ACLcBGAs/s1600/Logo%2BContato.png] Author Name [Robson Reille] Author Description [Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard] Facebook Username [#] Twitter Username [#] Instagram Username [#]