Drop Down MenusCSS Drop Down MenuPure CSS Dropdown Menu

Youtuber cearense eleito deputado mais jovem do país é denunciado pelo MPE



O Ministério Público Eleitoral (MPE) entrou com uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), pedindo a inelegibilidade do youtuber e deputado estadual eleito André Fernandes (PSL), por abuso de poder religioso. Com apenas 20 anos, ele foi o parlamentar com maior número de votos no estado e mais jovem do país nas eleições deste ano.

Ao G1, o deputado André Fernandes negou as irregularidades e disse que o que aconteceu foi que ele recebeu uma oração durante um evento religioso. "É simplesmente achismo. Se aconteceu foi uma oração e, desde que eu saiba, isso é permitido. Muitas pessoas receberam orações. Nada mais do que isso", argumentou.

O procurador regional eleitoral Anastácio Tahim Júnior, autor da ação, no entanto, acusa o então candidato de ter sido beneficiado com "publicidade extraoficial" em eventos religiosos no interior do Ceará.

"Ao ser exaltado no contexto de diversos cultos religiosos, perante milhares de fiéis presentes no local, que lhe proporcionou experimentar invejável e ilegítimo favorecimento em evidente quebra de paridade de armas", sustentou. ,

A Procuradoria Regional Eleitoral baseou a ação em informações colhidas durante monitoramento das redes sociais de vários candidatos das eleições de 2018. O documento cita eventos religiosos nas cidades de Iguatu, Maracanaú e Solonópole, onde o deputado eleito André Fernandes teria se beneficiado.

O deputado estadual eleito afirmou que vai se defender no processo. "Em nenhum momento eles conseguem provar que houve abuso. Quem não deve não teme", finalizou

Deputado mais jovem do país
O youtuber André Fernandes foi o deputado estadual mais bem votado do Ceará nas eleições deste ano, com 109.742 votos. Ele tem quase meio milhão de inscritos em um canal do Youtube e mais 1,5 milhão de seguidores no Facebook.

Natutal do município de Iguatu, no Centro-Sul do Ceará, André Fernandes ficou conhecido no estado por meio de vídeos publicados no YouTube. Ele promoveu sua candidatura nas redes sociais apoiado pelo presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) e gravou vídeos com críticas a programas e políticas públicas criadas pelo governo PT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário