Maranhão faz tratamento da Covid-19 com cloroquina, diz Carlos Lula



Em coletiva de imprensa realizada na tarde desta segunda-feira (30), o secretário de Estado da Saúde, Carlos Eduardo Lula, falou sobre o uso do medicamento cloroquina em pacientes internados nos hospitais do Maranhão com diagnóstico de Covid-19.

De acordo com o secretário, existem algumas pessoas sendo tratadas com o remédio, por exemplo, no hospital Carlos Macieira. O uso do medicamento faz parte do tratamento da Covid-19, que está sendo realizado a nível nacional.

Segundo Carlos Lula, por enquanto, o tratamento com a cloroquina tem tido bons resultados. “A gente tá utilizando o mesmo protocolo do Einstein aqui no Carlos Macieira, fazendo o uso de cloroquina para pacientes com casos confirmados de Covid-19. Até agora tem sido positiva a utilização desse protocolo que a gente tem seguido, segundo estrita recomendação médica”, disse ele.

No entanto, o secretário alertou para da automedicação com a cloroquina. ” Temos cautela na utilização, é um remédio com inúmeras consequências adversas, então, a gente não recomenda a ninguém sair comprando em farmácias, como aconteceu no início, muito menos utilizar preventivamente. A gente tem casos de pessoas que tiveram parada cardíaca em razão do uso preventivo do medicamento. Isso é protocolo médico”, explicou.

Fonte: o imparcial