Moderna diz que vacina é bem tolerada por todas as faixas etárias



A vacina experimental da Moderna contra o novo coronavírus parece ser segura e induz uma resposta imunológica em todas as faixas etárias, incluindo os idosos, disse um representante da empresa nessa quarta-feira (26).

Os dados do teste de segurança de fase 1 da vacina mostraram apenas efeitos adversos leves e geraram uma resposta imunológica em voluntários com idades entre 18 e 71 anos, informou a médica Jacqueline Miller, chefe da área terapêutica para doenças infecciosas da Moderna, em uma reunião do Comitê Consultivo sobre Práticas de Imunização.

O ensaio de fase 1 foi conduzido em três grupos etários: 18 a 55 anos, 56 a 70 anos, e acima de 71 anos. Os participantes receberam duas doses de 100 mg da vacina, aplicadas com 28 dias de intervalo.

Anticorpos neutralizantes - que inativam o vírus - foram detectados em todos os participantes, inclusive na faixa etária superior, afirmou Miller no encontro.

Todas os grupos etários também parecem produzir a mesma resposta imunológica – um bom sinal, já que os idosos costumam ter respostas mais fracas às vacinas.

As reações adversas mais comuns foram fadiga, calafrios, dor de cabeça e muscular. Outros relatos de sintomas adversos foram observados após a aplicação da segunda dose da vacina, mas a maioria deles desapareceu em dois dias.

(Com informações de Naomi Thomas, da CNN, em Atlanta)

Últimas